2ª etapa da obra da estação de esgotamento sanitário da Cosanpa, em Marabá, entra em fase final, a previsão é que ela seja concluída até o final desse ano.
Publicado em: 21 de agosto de 2019 - Horario: 11:26

Buscando melhorar os índices de saneamento do Estado, a Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA) tem investido em obras de ampliação de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Uma dessas obras é o sistema de esgotamento sanitário de Marabá, sudeste do Pará, que entrou na sua fase de conclusão, até o final de 2019, cerca de 75 mil habitantes vão receber a instalação da rede de esgoto.

Durante uma visita a Marabá, o presidente da Cosanpa, José Antônio De Angelis, juntamente com uma equipe da Companhia visitou a obra do sistema de esgotamento sanitário, que já está em pleno funcionamento. “O nosso sistema de esgotamento sanitário é muito moderno, todo automatizado, um grande ganho para população de Marabá. As elevatórias de responsabilidade da Cosanpa já estão funcionando, estamos na fase de complemento, finalizando a essa segunda etapa da obra com a instalação da rede de esgoto na casa dos moradores”, contou o gestor da Unidade de Negócios do Tocantins da Cosanpa, Paulo Barbosa.

Essa obra teve um investimento de aproximadamente R$117 milhões, é um sistema de grande importância para Marabá, afinal investir em saneamento básico é um benefício para saúde, educação e qualidade de vida. O esgotamento sanitário influencia diretamente na qualidade de vida e saúde da população.

Vale ressaltar que como o sistema já está operando, o esgoto que chega pelas três elevatórias da Cosanpa, já está sendo tratado. “Além das nossas elevatórias, ainda vamos receber mais duas elevatórias da prefeitura de Marabá, e com isso mais 800 casas serão beneficiadas. Estamos tendo a possibilidade de tratar os esgotos e também oferecer ampliação pro futuro. Expandir esse tratamento de esgoto e fazer com que a Cosanpa leve cada vez mais água e tratamento de esgoto para Marabá e para o resto de Pará”, afirmou o presidente da Cosanpa, José Antônio de Angelis.

“A chegada da rede de esgoto nas nossas casas é bom demais. A nossa rua ficava fedendo bastante, agora não vamos mais ter esse incômodo”, comemorou dona Rosana Alves, moradora da Cidade Nova, um dos bairros beneficiados.

A equipe da Companhia de Saneamento do Pará destacou que ainda falta muito para o saneamento do estado estar excelente, mas enfatizaram que o governador do Pará, Helder Barbalho, tem como um dos seus objetivos melhorar os índices do estado, por esse motivo a Companhia está focada em procurar recursos para melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos paraenses.

Programas Sociais da Cosanpa:A Cosanpa tem uma Assessoria de Programas Sociais que atua nos locais que serão beneficiados com obras.

Durante a execução da primeira e da segunda etapa da obra em Marabá, as equipes do serviço social da Cosanpa estiveram realizando diferentes ações nas escolas e na comunidade para ajudar o desenvolvimento da cidade. Os moradores que vão ser beneficiados com a obra tiveram muitas oportunidades de conhecimento e capacitação.

“Nossas equipes fizeram um trabalho de porta em porta para conscientizar cada morador da importância da consciência ambiental. A Cosanpa está finalizando essa obra muito feliz, pois plantamos uma semente trazendo educação ambiental e desenvolvimento socioeducativo para o município, a população teve uma boa oportunidade de adquirir conhecimento”, concluiu Lene Oliveira, assessora de Programas Sociais da Cosanpa.

Compartilhar no: